quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Como é feita a reciclagem de pilhas e baterias?

Você já deve ter ido ao supermercado e ter visto aqueles lugares para depositar pilhas ou baterias. Quem sabe até você já depositou algumas lá! Mas, o que acontece com elas ? Como são recicladas?

O blog Portal da Sustentabilidade revela isso para nós.


1. Sem Plástico
Pilhas e baterias têm uma cobertura plástica, que é removida e lavada com água para eliminação de metais. Depois da lavagem, a parte plástica é encaminhada a recicladores especializados no material. 

2. Sem Perigo
O que sobra é a parte metálica, que é triturada em uma máquina até virar um pó cujo pH é neutralizado, tornando-se menos agressivo a humanos. Então, o pó segue para um filtro em que é prensado e seco. 

3. Com Cor
Um teste identifica o metal predominante na composição da pilha. Isso define a cor do produto final. Por exemplo, muito níquel significa verde-escuro, enquanto pouco níquel é verde-claro. 

4. Com Utilidade
O pó vai para um forno de temperatura a 1300 °C e vira o produto final: um óxido metálico inofensivo, pronto para ser vendido à indústria para a fabricação de fogos de artifício, pisos cerâmicos, tintas e vidros. 


Interessante, não é? Agora que você já sabe todo o processo, pode pegar mais pilhas velhas de sua casa e leva-las para reciclagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário